Regulamento Novos Talentos

REGULAMENTO

 

 

 

OBJETIVO

 

 

O objetivo do Encontro de Danças Novos Talentos de Barra Bonita é integrar a comunidade, incentivar a cultura por meio da arte, difundir e divulgar a prática do intercâmbio artístico, além de criar oportunidade de carreira profissional para bailarinos, dançarinos, coreógrafos e professores. Acreditamos que a dança representa a expressão inteligente da experiência humana e age de maneira benéfica na educação e formação de melhor cidadão.

 

REGULAMENTO - CRITÉRIOS

 

 

1) JULGAMENTO GERAL para todas as disciplinas

 

 

a) Impressão geral - apresentação - harmonia da música, figurino, efeitos, surpresas, carisma, linguagem corporal

 

b) Coreografia - uso do espaço, idéia, originalidade

 

 

c) Técnica - dificuldade, execução apropriada, compatível com a disciplina e idade

 

d) Nível - nível, padrão, nível homogêneo

 

 

2) PONTUAÇÃO

 

 

        Torneio de Qualificação

 

Há uma pontuação para determinar as melhores performances  de cada modalidade no aspecto geral.  De  forma  que  as   performances de  maiores  notas de cada modalidade consagram-se "Campeãs" e garantam vaga para o Festival Internacional de Danças Barra Bonita 2018, onde os participantes concorrem a vagas para intercâmbio de bailarinos no Brasil e no exterior.

 

3) PRÊMIOS ESPECIAIS

 

 

       Melhor talento feminino

       Melhor talento masculino

       Melhor figurino


       Melhor coreografia

       Melhor maquiagem

       Melhor formação

       Destaque coreografo

       Melhor personalidade de palco

       Melhor trabalho educacional

 

5) SISTEMA DE PONTUAÇÃO

 

 

       (a) Técnica

       (b) Coreografia

       (c) Nível da performance

       (d) Impressão geral

            Cada jurado dará pontos de 5 a 10 em cada critério.

 

 

        a) Apresentação geral

 

 

       O figurino, música, gosto pessoal, efeitos de show, momentos de surpresa e harmonia dos dançarinos no grupo ou solos com a música, expressão nos movimentos, impressão de um modo geral, autoconfiança.

 

       b) Coreografia

 

 

       A essência da dança, o uso do espaço, uso correto do tempo, repetições, quebras, originalidade, idéia, passagem entre a combinação e a formação

 

        c) Técnica

 

 

       Execução apropriada, linhas do corpo, técnica e conhecimento devem ser compatíveis com a disciplina designada. Dificuldades, formações exatas e feeling para o ritmo devem estar em unicidade com a música e o grupo, sem perder a linguagem.

 

       d) Nível

 

 

       Conhecimento de cada indivíduo dentro do grupo, nível geral da dança e nível compatível com a disciplina e categoria designada.

 

6) REGRAS GERAIS


  A coreografia deve evidenciar a habilidade técnica dos bailarinos

  O figurino deve ser adequado ao gênero específico da dança

  Figurino, música e performance dever ser apropriados para a competição

      Todos os bailarinos e escolas devem mostrar consideração e respeito aos outros competidores

      Os jurados têm o direito de mudar as coreografias para uma disciplina mais apropriada durante a qualificação

      A  entrada  no  palco  deve  ocorrer  imediatamente  após  o  anúncio  da apresentação  e  os  participantes  devem  dirigir-se  diretamente  às  suas posições.   Os   bailarinos   devem   deixar   o   palco   imediatamente   após finalização. Sem agradecimento com exceção aos trabalhos de repertorio.

      Adereços  e  materiais  extra  podem  ser  utilizados  desde  que  colocados rapidamente no palco antes da performance, enquanto os bailarinos se posicionam, e retirados imediatamente após a apresentação, desde que não causem danos ao linóleo, prejudicando os bailarinos.

  São rigidamente proibidos efeitos de luz e de fogos individuais.

      Criatividade, originalidade, movimento, uso do espaço e habilidades dos participantes são importantes.

      Um   único   dançarino   pode   participar   de   apenas   DUAS   danças   por disciplina/categoria/idade, ficando livre o numero de participação desde que não ultrapasse duas danças na mesma disciplina.

 

 

  7) GÊNEROS

      Coreografias registradas numa certa disciplina serão julgadas por um júri qualificado baseado no cumprimento dos critérios apropriados para aquela disciplina.

      O   fator   decisivo   para   se   determinar   uma   disciplina   é   o   estilo predominante da coreografia.

 

      BALLET

 

 

Danças históricas, ballet  clássico, neoclássico, repertório. São permitidas coreografias originais (O Lago dos Cisnes, La Bayadere etc.), bem como novas coreografias criadas. Técnica clássica pura, em meia ponta ou pontas (acima de 12 anos).


      DANÇA NACIONAL/FOLCLÓRICA

 

 

Pode-se usar a coreografia original, mas não é necessário. A tradição da dança folclórica deve ser preservada. O figurino e a música devem refletir a tradição folclórica.

 

      CONTEMPORÂNEO

 

 

Deve-se optar por uma das seguintes subcategorias:

 

Moderno:

 

Dança emotiva e narrativa que utilize técnicas e características dos pioneiros da dança moderna, como Martha Graham, Jose Limon, Lester Horton.

 

Lírico:

 

O lírico é um estilo que combina elementos da técnica de ballet, jazz e moderno, inspirado pela letra e pelo conteúdo musical. A dança lírica desafia coreógrafos e bailarinos a usarem o movimento para interpretar a música e expressar emoção. Os movimentos de um bailarino lírico procuram mostrar o significado da música. Estas duas subcategorias visam ao desenvolvimento de um novo vocabulário de dança e à criação de coreografias experimentais.

 

  COMERCIAL MTV

 

 

Fusão de diferentes estilos de dança com novas coreografias inspiradas na tradição da MTV, shows de variedades e grupos vocais populares. Trata- se de um estilo comercial de jazz, uma fusão de jazz, funk, hip hop e outros estilos vistos tanto ao vivo como em vídeo clips. A tônica é a apresentação, o estilo, a expressão e a performance.

 

 

 

      LIVRE

Todos os estilos são aceitos. O ideal é incorporar uma combinação de estilos

e  enfatiza-se a  originalidade quando há  a  combinação de  diferentes estilos e técnicas. Exige-se técnica pura de dança em qualquer estilo escolhido.

 

      JAZZ


O jazz é um estilo com muita energia, construído por movimentos singulares que dependem do estilo e época específicos do jazz apresentado. Os estilos e os passos devem refletir a técnica do jazz (ex. distribuição dos participantes no palco, piruetas, saltos etc.), que são baseados no aprendizado e no uso da técnica do treino clássico. A música deve refletir a tradição do jazz e pode variar entre estilo teatral, jazz latino, jazz artístico, jazz lírico etc. O jazz é uma dança emocionante e em constante evolução, cheia de ritmo, paixão e vida, que encoraja a expressão individual e o desenvolvimento de estilo pessoal.

 

DANÇA DE SALÃO

 

Pode utilizar todos os estilos, respeitando a técnica de cada ritmo.

 

DANÇA DO VENTRE

 

Respeitar a técnica de cada estilo.

 

  MUSICAL

 

 

Pode-se utilizar todos os estilos, inclusive musicais clássicos e contemporâneos.

 

Exemplos: dos anos 30 (Singing in the rain, Oklahoma, Cabaret, Sweet Charity) até os dias de hoje (Mamma Mia, Producers, Chicago, Wicked etc.). Enredo, caracterização e figurinos devem refletir a peça musical escolhida. O personagem musical também deve ser claro.

 

      SAPATEADO

 

 

Deve apresentar técnica clara de sapateado. A escolha da música apropriada é essencial. Não são permitidos sons de sapateado na música.

 

 

 

       DANÇA URBANAS

 

 

Dentro da modalidade de dança de rua, a coreografia pode utilizar diferentes estilos  do  hip  hop,  como  “Oldschool”  e  “Newschool”.  “Oldschool”  inclui: popping, locking, jazzrock, hype etc.


“Newschool” inclui: newstyle, krumping, dancehall etc. A esta categoria pertence também o “Housedance” (footwork, jacking e lofting), assim como o wacking, o voguing e o experimental.

 

Use a coreografia para inspirar-se, mas não para copiar. Seja criativo! O hip hop  é  uma  expressão pessoal  de  emoções e  situações. Linguagem abusiva e expressões violentas são proibidas tanto na música como na performance. Podem- se usar movimentos acrobáticos e de break, mas deve predominar a dança.

 

       B-BOY

 

 

O fundamentobásico do break é composto de: footwork (six-step, knee step etc.), up-rock (battlerock, indianstepect.), freezes (clash, baby-freeze etc) e powermoves (headspin, windmills etc.) Pode-se usar acrobacia (flips/screws, butterflies) e seções de freestyle, mas não devem predominar a apresentação.

 

       DANÇA ACROBÁTICA

 

 

A dança acrobática inclui tanto movimentos básicos como intermediários, como cambalhotas, paradas de mão e outros movimentos. Além da técnica de movimentos acrobáticos, é necessária a inclusão de elementos de dança. Aceitam- se todos os estilos de dança. Estes devem apresentar interpretação criativa. A apresentação será julgada como dança, e não como um número de ginástica.

 

       PRODUÇÃO

 

Esta disciplina requer habilidade especial do coreógrafo para apresentar uma produção completa em no máximo 4 min 30s (quatro minutos e meio). A arte desta disciplina é apresentar uma produção inteira com uma história claramente reconhecível, com exatidão na divisão de papéis e começo, meio e fim evidentes. O tema, a ideia e o conteúdo são os fatores mais importantes desta disciplina. O número mínimo de bailarinos nesta modalidade é nove.

 

Faixa Etária

 

O torneio divide-se nos grupos:

 

  MINI

  INFANTIL

  JUNIOR

  ADULTO


  SÊNIOR

 

Os grupos mini, infantil, Junior, adulto e sênior são baseados na idade média dos participantes.

 

Os integrantes do mini ou do infantil não podem competir no grupo adulto e sênior, e integrantes do adulto e sênior não podem competir no grupo mini ou infantil.

 

Exceção: na disciplina “Produção” permite-se performances com mini ou infantil, adulto e sêniors.

 

CATEGORIAS:

 

MINI: de 5  a 7 anos e meio

INFANTIL: de 7 anos e meio a 11 anos e meio JUNIOR: de 11 anos e meio a 15 anos e meio ADULTO: 15 anos e meio á 18 anos

SENIOR: acima de 18 anos

MISTA: idades diferentes que não se encaixam em nenhuma das categorias acima.

Obs: Tolerância de 2% integrantes(no conjunto) referente a idade.

 

 

SUBGÊNEROS

Solo : 1 pessoa

Duo/Trio : 2 ou 3 pessoas Grupo: 4 a 12 pessoas Formação: 13 ou mais pessoas

 

 

Limites de tempo

Solo mini e infantil: de 1,00 a 1,30 minutos Demais Solos: de 1.00 a 2.00 minutos Duo/Trio : de 1.00 a 2.00 minutos

Grupo mini e infantil: de 2,00 a 3,00 minutos Demais Grupos: de 2.00 a 4.00 minutos Formação: de 2.00 a 4.00 minutos

Produção :  de 2.00 a 4.30 minutos

Repertorio (tempo original da obra)


A contagem de tempo começa com o início explícito e termina com o fim explícito da performance.

 

Os limites de tempo têm uma tolerância de 10 segundos. Infrações ao limite resultarão na perda de 20 pontos.

 

Música

 

Favor providenciar musicas em pen drive ou CD com qualidade profissional para cada número inscrito. As escolas são responsáveis pela escolha, edição, execução e preparo de sua própria música, que deverá ser gravada em CDs. Estes devem ser entregues antes do inicio da apresentação por um responsável do grupo que deverá se apresentar a cabine de som três coreografia antes da sua apresentação, o material deverá especificar o nome da coreografia, se entra com musica ou se posiciona e se há acessórios de palco.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

Regras gerais

 

Ao registrar-se em um torneio, você está de acordo com o regulamento.

 

As escolas são as únicas responsáveis por quaisquer ferimentos ou acidentes que ocorram durante a competição.  Cada escola deve ter seus próprios procedimentos de segurança.

 

O não cumprimento das seguintes regras pode acarretar a perda de 20 pontos:

Falha ao preparar a música apropriadamente. Ultrapassar o limite de 10 segundos do tempo permitido.

 

 

O representante de cada escola ou grupo terá a oportunidade de assistir às reuniões dos jurados, onde obterão informações sobre o programa ou critério de analise. O horário da reunião será informado aos participantes.

 

A acrobacia é considerada tipicamente ginástica, e não elemento de dança. Pulos e lifts são exceção a esta regra, sendo considerados dança.

 

Acrobacia e ginástica só devem ser usadas se estiverem devidamente integradas ao número, e não devem dominar o estilo de dança.

 

A ordem de apresentações deve ser fiel ao agendamento inicial. Caso seja necessário tempo adicional para troca de figurino, a organização deve ser informada antecipadamente via e-mail no endereço frandancefestbb@outlook.com lembrando que não podem ser alteradas ordem categorias e disciplinas.


Criatividade, originalidade, movimento, uso do espaço e habilidades dos participantes são importantes.

 

Os diretores de academias,  escolas e grupos são convidados a participarem da abertura oficial do evento.

 

Premiação

 

   Conjunto – 1º, 2º e 3º lugares – Troféu

   4º lugares - Certificado

   Solo / Duos Trio – Medalha

   Premiações Especiais - Certificado

    Todos os demais participantes receberão certificado de participação.

 

TAXA, PAGAMENTO E ENVIO DAS INSCRIÇÕES

 

Inscrições até 10/08/2017 ou preenchimento das vagas. Vagas limitadas. Não serão aceitas inscrições após essa data.

Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

Para cada modalidade/categoria haverá um limite de vagas de forma a respeitar a minutagem geral do evento.

O grupo que não estiver com as inscrições pagas não poderão se apresentar.

No caso de desistência não haverá devolução da taxa de inscrição. As inscrições são intransferíveis.

Todos os campos da ficha de inscrição, ficha de credenciamento e alojamento (se houver interesse) deverão estar devidamente e totalmente preenchidos sem rasuras.

O pagamento total das inscrições devera ser feito através de deposito bancário (até o dia

10/08/2017) em nome de Francisco José Ribeiro Filho, Banco Bradesco 237 agência 3114-3, conta corrente 17034-8.Depósitos realizados no caixa eletrônico devem vir identificados e enviados junto com a ficha de inscrição via email  frandancefestbb@outlook.com

 

 

VALORES

Conjuntos (grupo, formação, produção e MTV)– R$30,00 por bailarino, podendo dançar ate dois conjuntos. Para o bailarino que dançar acima de dois conjuntos acrescentar R$ 10,00 por bailarino para cada coreografia.

Duos e trios – R$50,00 por bailarino Pas de Deux – R$60,00 por bailarino Solos e variações – R$60,00

 

Taxa para solista será cobrado separadamente.

Obs: Atenção a taxa de coreografia .

 

Escolas, grupos ou academias que apresentarem acima de três trabalhos deverão pagar uma taxa de R$20,00 por coreografia (somente a partir do quarto trabalho)


WORKSHOP

 

Sábado e Domingo no período da manha, interessados entrar em contato, para que a marcação de palco não coincida com o Workshop.

 

 

MARCAÇÃO  DE  PALCO  –  Será  agendado  de  acordo  com  a  ordem  de  chegada  das inscrições.

 

ALOJAMENTO

 

Reservar com antecedência. Valor R$10,00 (por pessoa)

Trazer colchonete, roupa de cama e produtos de higiene pessoal. Enviar a relação com nome completo e data de nascimento. Solicitar documento de liberação de uso

Danos causados ao alojamento será de inteira responsabilidade do coordenador do grupo, devendo ressarcir de imediato.

A organização do evento não se responsabiliza por extravio de objetos no alojamento e local do evento.

 

HOTÉIS CONVENIADOS

Hotel Turi 3641-1219 / 3641-0935

Igaraçu Palace 36441272

Hotel Príncipe 3641-2055

Hotel Beira Rio 3641-0784

 

 

LOCAL – REALIZAÇÃO DO FESTIVAL

Teatro Municipal Profª Zita de Marchi

Rua Joao Gerin, 222 Vila Operária

Barra Bonita – SP – Telefone (14) 3641-1790

 

 

LOCAL – REALIZAÇÃO WORKSHOPS

Studio 1º Movimento

Rua 1º de Março ,661 Centro

Barra Bonita – SP – Telefone (14) 3641-7053 ou (14) 99888-0076

 

 

CONTATO:

Email:  frandancefestbb@outlook.com

  Fone: (14) 98169-7370 – Diane Ferreira 

 Site: festivaldancabb.com